Cuca de Banana com Caramelo

De todas as cucas que fiz, esta é a mais saborosa. A banana e o caramelo formam uma combinação especial, e tornam esta cuca simplesmente maravilhosa, perfeita mesmo. Experimente!
Créditos: Cuca Alemã com Massa Fermentada do Blog Zakuskas


Ingredientes
Massa 
1. 15g de fermento biológico fresco 
2. 125g de açúcar
3. 6g de sal 
4. 375g de leite integral 
5. 1 ovo médio (57g, pesado com casca)
6. 50g de manteiga SEM sal em temperatura ambiente 
7. 625g de farinha de trigo (fui pela dica da Sandra e usei menos, para que ela ficasse bem mole e grudenta).

Cobertura
• 6 bananas nanicas em rodelas 

Caramelo *Xícara de chá: 200ml
1. 1 xícara de chá açúcar refinado (150g)
2 .½ xícara de água (100ml/100g)
3. 1 caixinha de creme de leite  

Farofa *Xícara de chá: 200ml
1. 1 xícara de chá de açúcar refinado (150g)
2. 1 xícara de chá de farinha de trigo para pão (115g)
3. 100g de manteiga gelada

PREPARO
Massa
1) ESPONJA: Numa tigela grande, dissolva o fermento e o açúcar no leite morno. Deixe fermentar 15 minutos.

2) Após os 15 minutos de fermentação, acrescente à esponja a manteiga, o sal e o ovo. Junte a farinha, aos poucos, mexendo com colher de pau, até ficar difícil de mexer. Passe, então, a trabalhar a massa com as mãos enfarinhadas, juntando o resto da farinha, aos poucos, só até formar uma massa homogênea e muito macia. Não deve ser firme como a de pão nem mole como de bolo. Também não precisa ser excessivamente trabalhada. Cubra com pano e deixe crescer até dobrar de volume.

3. Enquanto espera a massa crescer, faça o Caramelo: Ponha o açúcar e a água num papeiro e leve ao fogo alto, sem mexer (se mexer, vai açucarar). Quando começar a fervura com bolhas grandes (leva uns 3 minutos), abaixe o fogo e deixe cozinhar até ficar dourado. Quando o mel começar a dourar nas bordas (9 a 10 minutos após baixar o fogo), mexa o papeiro de um lado para o outro para ir misturando o mel dourado das bordas com o mais claro do meio do papeiro. Volte o papeiro ao fogo e, quando as bordas voltarem a dourar, faça o mesmo procedimento de mexer o papeiro. Repita esta operação umas 3 vezes para obter um mel de cor âmbar. ABAIXE o fogo o máximo possível (use a técnica de voltar o botão em direção à posição de apagar: dica do chef Álvaro Rodrigues). Adicione, então, o creme de leite aos poucos, mexendo vigorosamente com um fouet (use luva na mão que vai misturar e adicione o creme leite com a outra mão). Deixe ferver 1-2 minutos, só até ficar uma mistura homogênea e retire do fogo. 
Corte, então, as bananas em rodelas grossas de 7-10mm e espalhe no fundo de uma panela grande de 23cm. Derrame o caramelo por cima, misture delicadamente com uma colher de sopa e leve ao fogo alto até o caramelo ferver por 1 minuto.  Retire do fogo e ponha a panela dentro de numa bacia com água fria para amornar. RESERVE.

4. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular média de 35x22x5cm. 

5. Após o 1º crescimento da massa: Espalhe-a na assadeira e deixe crescer novamente até dobrar de volume. 

6. Faça a Farofa: misture com as mãos 1 xícara de açúcar, 1 xícara de farinha de trigo e os 100g de manteiga gelada. RESERVE.

7. Depois do crescimento da massa na assadeira: distribua as bananas e, por cima, espalhe o caramelo já frio. A seguir, espalhe a farofa.

8. Leve para assar em forno pré-aquecido a 170º por 1 hora ou até a farofa ficar dourada por cima. Sirva morna ou fria.

0 comentários:

Postar um comentário

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo