Pão de Batata


Uma receita fácil e superdeliciosa. Arrependi-me de ter feito só meia receita, pois acabou-se rapidinho. 

Créditos: Receita de Pão de Batata da Revista Dona Renata, Pães Caseiros, Ed. 3, p. 10. Fiz algumas alterações na receita.


Receita de Pão de Batata

Ingredientes (meia receita)
1. 500g de farinha de trigo para pão
2. 7g de fermento biológico seco instantâneo 
3. 40g de açúcar
4. 20g de leite em pó integral (o pó mesmo)
5. 10g de sal 

6. 2 gemas de ovos grandes (60g pesados com casca)
7. 50g de manteiga ou margarina 

8. 200g de batata cozida, amassada com garfo: morna, quase fria 
9. 120ml/g de água filtrada em temperatura ambiente 

10. 1 gema para pincelar os pães

Preparo
1. Descasque as batatas, corte-as em fatias grossas e cozinhe-as. Amasse-as com um garfo. RESERVE.

2. Unte com um pouco de óleo um marinex redondo grande e fundo. RESERVE.

3. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular grande, de borda baixa, de 40x27x1,5cm. 

4. Na tigela grande da batedeira: ponha os ingredientes secos 1 a 5 e misture com uma colher de pau. Abra uma cova no meio, acrescente as gemas, a manteiga, a batata amassada e a água, misturando com a colher de pau. Quando a massa ficar pesada, amasse com as mãos até obter uma mistura homogênea.  Transfira, então, a tigela para a batedeira.

5. Na batedeira: com os ganchos para massa pesada voltados para o mesmo lado, bata durante uns 10-11 minutos na velocidade média, até obter uma massa elástica e lisa (ponto de véu). Aos 8 minutos de sova desligue a batedeira e, com as mãos enfarinhadas, inverta a massa (para obter uma sova mais homogênea). Após o ponto de véu, junte toda a massa com uma colher de sopa formando uma bola e coloque-a no marinex grande reservado. Cubra o marinex com um filme de PVC. Deixe a massa crescer até QUASE dobrar de volume.

6. Após QUASE dobrar de volume: Transfira a massa para uma bancada ligeiramente enfarinhada, forme um rolo grosso e divida-o ao meio*. Role cada metade da massa na bancada fazendo um rolo de uns 25cm. Divida cada rolo ao meio e, cada metade, em 3 partes iguais, ficando com 6 pedaços de massa para cada rolo, num total de 12 pedaços. Faça 12 bolinhas, rolando nas mãos (untadas com um pouco de óleo). Achate-as um pouco na própria mão e dobre as bordas para dentro, fazendo uma trouxinha. Una a massa da trouxinha e faça um bico, o qual deve ficar na parte inferior da bolinha em contato com a assadeira. Se quiser bolinhas perfeitas clique no link Como Bolear Massa de Pão. Transfira os pãezinhos para a assadeira.

7. Cubra a assadeira de pães com filme de PVC e deixe crescer por 25-30 minutos ou até QUASE dobrar de volume em local sem vento.**

8. Após 10 minutos de crescimento do pão: Acenda o forno a 190º (forno a gás).

9. Quando terminar o crescimento: Pincele com gema e leve para assar por, aproximadamente, 20 minutos ou até os pãezinhos crescerem e começarem a corar. Aos 15 minutos, aproximadamente, gire a parte da frente da assadeira para trás, para corarem por igual (forno a gás). Quando retirar, desenforme imediatamente e coloque-os sobre uma grade. Aguarde amornar e sirva. 

*A massa, ou pedaço dela, que não está sendo trabalhado deve ficar SEMPRE coberto com filme de PVC para não ressecar.

**O tempo é relativo. Aqui em Fortaleza o clima é quente, e neste dia estava quentíssimo!

0 comentários:

Postar um comentário

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo