Bisnaguinhas

Estas bisnaguinhas são maravilhosas: quentinhas, com manteiga, fazem a alegria de qualquer um.
CRÉDITOS: Blog De quase Tudo Um Pouco, onde você encontra um ótimo passo a passo. 

Receita de Bisnaguinhas

Ingredientes para a esponja
1. 100g de farinha de trigo (uso Finna, 12% de proteína)
2. 100g de água morna 
3. 1 pacote de fermento biológico seco instantâneo (10g)

Massa
1. 100g de leite 
2. 50 gramas de açúcar granulado
3. 100 gramas de manteiga em temperatura ambiente 
4. 1 ovo  médio (57g com casca) 
5. 1 colher de chá rasa de sal
6. 365 gramas de farinha de trigo 

Para pincelar
.1 gema
.1 colher de sobremesa de leite

Preparo
ESPONJA
1. Numa tigela média: Misture a farinha de trigo, a água morna e o fermento, nesta ordem. Cubra a tigela com filme de PVC e deixe duplicar de volume em lugar sem vento.

2. Unte com margarina um marinex retangular grande de 35x22x4cm . 

3. Após a esponja duplicar de tamanho*: Na cuba da MFP, acrescente a esponja e os ingredientes 1 a 6 da massa. Encaixe a cuba na MFP, selecione o programa PÃO SANDUICHE, e marque 12 minutos num timer. Ligue a MFP e imediatamente o timer. Quando o timer alarmar, desligue a tomada e veja que há uma suave formação do ponto de véu. Remova a cuba, cubra-a com um pano de prato, ligue a tomada e deixe terminar a primeira mistura. 

4. Quando terminar os 15 minutos da 1ª Mistura, desligue a tomada, encaixe a cuba na MFP e religue a tomada. Vai  ser processado o primeiro descanso de 40 minutos, seguido pela 2ª Mistura de 5 minutos. Quando terminar a 2ª Mistura, pressione o botão LIGAR/Desligar até a luz vermelha de apagar, e DESLIGUE a tomada. Retire a cuba da MFP, verta a massa sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada e polvilhe um pouco de farinha sobre ela. Se achar a massa muito mole, adicione mais 10g de farinha (não acrescentei) e dê uma sovada. Divida-a em 20 porções de 42g, faça bolinhas com as mãos, achate-as e enrole como rocambole, apertando o final da massa para não abrir na emenda. Você pode fazer bolinhas e rolinhos, de acordo com o passo a passo do blog De Quase Tudo Um Pouco. Lembrete: enquanto trabalhar com uma massa, as outras devem estar cobertas com plástico (filme de PVC).

5. À proporção que for fazendo cada bisnaguinha, arrume-a no marinex retangular preparado. Quando terminar de fazer todas as bisnaguinha, deixe crescer em lugar sem vento até quase dobrar de volume**. 

6. Antes de terminar o crescimento, acenda o forno a 180º.

7. Quando terminar o crescimento, pincele com a gema misturada ao leite e leve para assar por cerca de 25 minutos. Se necessário, aos 20 minutos, gire a parte da frente da assadeira para trás para corar por igual. Quando retirar, ponha sobre uma grade, aguarde amornar e sirva.


* Se preferir, sove com as mãos ou na batedeira.
** As minhas, quando terminei de fazer, as primeiras já haviam crescido muito, então o tempo de as outras crescerem foi bem curto, uns 5 minutinhos.



Um comentário:

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo