Pão de Salame e Queijo da Mamãe, Sovado na Batedeira (com Passo a Passo)

Quando mamãe fazia este pão de salame, eu comia sentindo o máximo de prazer. Até hoje, este é um dos meus pães prediletos. Para mim ele é maravilhoso, perfeito! 

Está torto (foto 2) porque devido demorar nas fotos, o pão cresceu mais do que seria esperado e a assadeira ficou pequena. Mas nada disto tira o prazer de comer um pão maravilhoso como é este que minha mãe fazia!





Receita de Pão de Salame e Queijo Coalho da Mamãe

Ingredientes *Colher de sopa: 15ml
Massa
1. 500g de farinha de trigo para pão
2. 7g de fermento biológico instantâneo seco 
3. 1 1/2 colher de sopa açúcar
4. 70g de manteiga amolecida 
5. 250g de leite integral, em temperatura ambiente 
6. 1/2 colher de sopa de sal (7,5g) 
7. 1 ovo médio ligeiramente batido (57g com casca) 

8. 1 gema + 1 colher de sobremesa de leite para pincelar

Recheio
. 330g de salame Hamburguês fatiado da Sadia
. 2 ovos pequenos ou 1 ovo jumbo 
. 330g de queijo coalho fresco ralado

Preparo
1. Recheio: Rale o queijo e passe no processador, com a lâmina de metal montada, o salame. Ponha-os numa tigela grande e misture. RESERVE.

2. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular grande de borda baixa de 44x28cm (usei de 40x27cm e ficou pequena).

3. Derreta a manteiga e aguarde amornar. RESERVE.

4. Na tigela grande da batedeira: ponha a farinha de trigo, o fermento e o açúcar; misture. Abra um buraco no meio e adicione a manteiga, o leite e o sal, dando uma misturada rápida com uma colher de pau. Acrescente o ovo e misture bem. Quando a massa ficar pesada, amasse com as mãos rapidamente. Ligue, então, a batedeira, usando os ganchos de massa voltados para o mesmo lado (veja a 3ª foto grande), e misture/sove por um total de 9 minutos: inicialmente use a velocidade baixa/média por 2 minutos ou até a massa ficar homogênea e, depois, aumente a velocidade para média/alta e sove por 7 minutos, até obter uma massa lisa e bem ligada. Ponha a tigela dentro de um saco de uns 15 litros e dobre a boca do saco. Coloque num local sem vento (armário de cozinha, por exemplo) e deixe crescer até dobrar de volume (levou 20 minutos, mas aqui em Fortaleza o clima é quente). 

5. Enquanto espera a massa crescer: Acrescente os ovos ao salame/queijo e misture com as mãos. RESERVE.

6. Após o crescimento da massa: Numa superfície polvilhada com um pouco de farinha de trigo, achate a massa e dê uma ligeira sovada para eliminar as bolhas de ar grandes. Dê, com as mãos, o formato de um retângulo na massa e abra-a com um rolo, mantendo esse formato, numa espessura de uns 4mm.  Com uma faca amolada de gume liso, corte as beiradas deixando a massa uns 5cm menor que o comprimento da assadeira. A largura não tem importância, pois vai enrolar como rocambole (corte em dimensões aproximadas de 45x40cm). Com as mãos, distribua o recheio sobre a massa aberta, deixando-o afastado uns 2cm das bordas. Enrole como rocambole, no sentido do comprido, cuidando para deixar a emenda para baixo e apertando-a de encontro à massa enrolada para não abrir quando assar. Aperte as massas das pontas do rocambole e dobre-as para baixo para não escapar recheio. Transfira-o para a assadeira, cubra com filme de PVC ligeiramente polvilhado com farinha de trigo ou com o saco de 15 litros usado na tigela (aberto com tesoura) e deixe crescer novamente em lugar protegido de vento até dobrar de volume (levou 25 minutos, todavia, aqui em Fortaleza o clima é quente).

7. Assim que colocar a massa para crescer: acenda o forno a 220º. (eram 230º)

8. Quando terminar o crescimento: Pincele o pão com a gema misturada ao leite e leve para assar por aproximadamente 25 minutos ou até dourar. Gire a parte de trás da forma para frente, aos 20 minutos, para corar por igual (se usar forno a gás). Quando retirar, aguarde amornar um pouco e sirva.

*Mamãe usava sempre o forno alto para assar pães. Se preferir, use temperatura mais baixa.

OBS.: Devido à demora para as fotos e devido a erro de cálculo meu, o pão cresceu bastante e acabou ficando grande para a assadeira, a qual devia ter sido maior. 

0 comentários:

Postar um comentário

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo