Bolo de Banana com Aveia Delicioso

Minha amiga virtual, Diana, deu-me de presente – e que presente! – esta receita de Bolo de Banana com Aveia, a qual, por sua vez, ganhara da sogra. Sem exagero algum, foi o melhor bolo de banana que já comi na minha vida. É fantástico, perfeito, divino!!! A aveia dá um toque excepcional ao bolo, resultando numa textura mui original, a qual, somada à associação de banana nanica e canela, faz nascer, não um bolo, mas o BOLO dos bolos de banana... Prove e veja se tenho ou não razão!

Ah, sim, além da receita especial, Diana deu-me a liberdade de alterá-la e ajustá-la ao meu paladar. Muito desprendimento, não é?

Conheci Diana através do blog, esclarecendo dúvidas; depois passamos a nos corresponder por email. Aos poucos, vim vendo desabrochar na minha frente uma pessoa extremamente singular, inteligente, sensível, delicada e, acima de tudo, generosa. Só tenho a agradecer à vida a oportunidade de “conviver” com alguém tão especial...

Puxa, Diana, não há mesmo como dizer obrigada por uma receita tão maravilhosa, a não ser recorrendo aos velhos e úteis chavões: grata, mil vezes grata pela receita. Um grande beijo e o meu carinho fraterno para você, Laura Lucia

P.S.: A receita original usa 7 bananas pratas bem maduras. Fica também delicioso, todavia, faço com banana nanica porque adoro seu sabor.
Ingredientes *Xícara americana: 240ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de café: 2ml
Secos
1. 1 caixa de aveia flocos (250g) (uso Quaker para vitaminas, frutas etc)*
2. 2 colheres de sopa rasas de fermento em pó
3. 2 1/2 colheres de sopa rasas de canela em pó**
4. 1 1/2 xícara de chá de açúcar menos 1 dedo na xícara inteira (245g)
5. 1 colher de café de sal

6. 110g de passas pretas sem caroços (acrescentei)
7. 1 colher de sopa de farinha de trigo para polvilhar as passas

Líquidos
1. 5 ovos médios inteiros
2. 7 bananas nanicas grandes maduras (600g sem as cascas)***
3. 250g de manteiga

Preparo
1. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma forma de funil de 24x9cm.

2. Acenda o forno a 200º.

3. Ponha as passas num prato fundo e polvilhe com a farinha de trigo. RESERVE.

4. Numa tigela grande acrescente os ingredientes secos 1 a 5 e misture bem.

5. No liquidificador: adicione os ingredientes líquidos 1 a 3 e bata até homogeneizar.

6. Despeje aos poucos os ingredientes líquidos batidos sobre os secos, mexendo com uma colher de pau até obter uma mistura homogênea. Adicione as passas de 3-4 vezes, misturando delicadamente a cada adição. Verta na forma e nivele com uma simples mexidinha na própria forma.

7. Leve para assar durante 40-45 minutos ou até que o palito enfiado no centro do bolo saia com uns poucos farelos grudados. Após 30 minutos de forno, gire a parte da frente da forma para trás, para corar por igual. Quando retirar, ponha sobre uma grade. Vire no prato de servir após 15 minutos para o bolo não suar muito. Sirva morno ou frio, é simplesmente delicioso! E no dia seguinte fica melhor ainda.

*A  aveia tem que ser em flocos mesmo, não pode ser a de flocos finos.

**Uso mais canela porque a que encontro facilmente aqui em Fortaleza tem
sabor fraquíssimo.

***Minha experiência (erros, claro!): O bolo fica excelente com 600g de banana nanica, mas se elas estiverem maduras demais, com aspecto transparente, ficam com muita água e o bolo pregueia muito, sendo preferível usar só 500-550g de banana. --A receita original usa 7 bananas pratas bem maduras. Fica também delicioso, todavia, faço com banana nanica porque adoro seu sabor.

Dica: Remova o excesso de farinha de trigo polvilhada que fica pregado nas bordas do bolo com ajuda de uma faquinha de ponta fina e de um pincel de manteiga seco.

Torta de Morango com Catupiry


A única novidade nesta torta, em relação à Torta de Morango Fácil já publicada aqui, é o uso do Catupiry batido com leite condensado, limão e baunilha no lugar da conhecida combinação de creme de leite condensado com creme de leite. Mais uma invençãozinha da marca LL. Apreciei mil vezes mais esta versão com requeijão, pois é bem menos doce e o sabor é especialíssimo.

Para quem não sabe, Catupiry é apenas uma marca muito conhecida de requeijão aqui no Brasil. Contudo, acabou significando um queijo muito cremoso, usado em certos pratos de nossa culinária, conforme reza a mãe dos internautas burros (como eu), a Wikipédia.

Créditos: Uns bons anos ajudando mamãe na cozinha e o fato de ter comido na Balu Doces, de Fortaleza, um Cheesecake de Morango com Catupiry, o qual me deu a idéia de usar este tipo de requeijão na Torta de Morango Fácil, transformando-a numa sobremesa mais saborosa, delicada e exótica.
 
Ingredientes *Xícara:190ml *Copo americano:185ml *Colher de sopa:15ml *Colher de chá:2,5ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
1. 2 caixas de morango (400g)*
2. 1/3 de barra de chocolate meio amargo (63g) (uso Amaro da Lacta)
3. 1/2 bolo mesclado grande (24-26cm de diâmetro), de funil no meio, comprado pronto 
4. 1 xícara de chá de leite 
5. 2 colheres de sopa cheias de chocolate em pó (50g) (uso Nestlé) 
6. 1 caixa de requeijão cremoso Catupiry** (410g)
7. 1 lata de leite condensado
8. 3 colheres de sopa de suco limão coado
9. 2 colheres de chá de essência de baunilha (5ml)
10. Cobertura de morango pronta (uso Karo)

Cobertura de gelatina
. 1 2/3 de copo americano de água (310ml) 
. 2/3 de caixinha de gelatina sabor morango (20g)
. 1 colher de sopa rasa de polvilho doce 
. 1 colher de sopa rasa de açúcar refinado

Preparo
1. Raspe o chocolate com aproximadamente 3mm de espessura. Se ele estiver mole, corte em cubinhos de 3-4mm. RESERVE.

2. Corte o bolo em fatias de 1,5 cm de espessura. Retire as cascas e cubra com as fatias todo o fundo de um marinex oval pequeno de 28,5x20x5,5cm.

3. Numa tigelinha, ponha o chocolate em pó e acrescente o leite aos poucos, sempre mexendo. Derrame com uma colher de sopa sobre as fatias de bolo, para umedecê-las. Levante o marinex e veja pela parte de baixo onde há zonas de bolo secas para acrescentar um pouco mais da mistura de leite/chocolate nestas zonas. Pode sobrar um pouco do leite/chocolate. Aperte o bolo, suavemente, com as mãos espalmadas e depois nivele com uma colher. Limpe as paredes laterais do marinex com um papel-toalha.

4. Na batedeira: ponha o requeijão e o leite condensado e bata por 2 minutos na velocidade máxima. Adicione aos poucos o limão e depois a baunilha e bata por 2 minutos até obter um creme homogêneo e um pouco espesso. Leve ao freezer ou turbo congelamento por 20 minutos. Espalhe um terço do creme sobre as fatias de bolo. Espalhe, então, as raspas de chocolate e cubra com o restante do creme. Limpe as bordas do marinex com um papel-toalha seco e depois, com um papel-toalha umedecido. Leve ao freezer durante 60 minutos para endurecer a superfície do creme de queijo.

5. Enquanto espera o creme endurecer, faça a cobertura: em um papeiro, coloque o polvilho e um pouco de água para dissolvê-lo; acrescente o restante da água, a gelatina e o açúcar e leve ao fogo, sempre mexendo, até ferver, engrossar ligeiramente e ficar transparente (1-2 minutos de fervura). RESERVE. 

6. Enquanto espera o creme endurecer: retire o pedículo dos morangos com a ponta fina de uma faca. Não corte a base, fica feio. Corte os morangos ao meio no comprido. RESERVE.

7. Após os 60 minutos de freezer: ponha um fio de cobertura de morango sobre o creme de queijo, seguindo as elipses do marinex: das maiores para as menores, até o centro. 

8. Arrume as bandas de morango em volta de toda a borda externa do marinex, formando uma elipse. As pontas dos morangos devem ficar voltadas para dentro. Arrume depois as elipses internas, até o centro (foto 3). O número de elipses dependerá do tamanho (comprimento) dos morangos.

9. Derrame a cobertura de gelatina, com uma colher, por cima dos morangos. Se os morangos forem pequenos, não use toda a cobertura, pois eles podem subir e ficar boiando. Use um pincel de manteiga seco para molhar a parte superior dos morangos com a gelatina, pois com colher bate-se nos morangos e se os tira de lugar, além de  fazer subir um pouco de creme branco, o qual turva a gelatina. Leve à geladeira por 4 horas, antes de servir. Aí, pode morrer de comer, porque é superdelicioso.

*Realmente 400g de morangos bonitos são suficientes para esta torta, mas aqui em Fortaleza sou obrigada a comprar bem mais, pois apenas os morangos de cima das caixinhas são aproveitáveis. Os de baixo, sem exagero algum, são muito pequenos ou verdes ou estragados.

**Usei um requeijão cremoso de outra marca uma vez, mas o creme talhou e ficou mole demais após colocar o suco de limão. Tive que bater no liquidificador para homogeneizar e  ele não endureceu nem após 24 horas de geladeira. Por isto, prefiro o Catupiry.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo