Biscoito de Amendoim

Estudei sempre no colégio Batista Santos Dumont. Lá, durante dois anos, tivemos aulas de culinária com dona Nilza, excelente e paciente professora, que nos introduziu no mundo das receitas simples e fáceis. Esta receita veio daquele tempo, das suas aulas gostosas e que sempre me pareceram curtas demais, de tanto que eu as adorava. Ao longo do tempo, fiz pequenas modificações na receita, mantendo, contudo, o mesmo padrão de qualidade. Para mim, os biscoitos de amendoim são os mais deliciosos de todos os biscoitos. Realmente fantásticos, com sabor de adolescência, suas delícias e suas dores.

Foram para presentear a drª. Andréa Rosa, médica da mamãe, que arregacei as mangas e fui para cozinha fazer os biscoitinhos. É o meu modo particular de dizer obrigada pela competência, dedicação e carinho com que ela trata a minha mother.

Tenho por hábito fazê-los maiores, por um motivo muito simples: preguiça. Para presentear, no entanto, faço-os menores, porque ficam mais delicados e bonitos. Escolha o tamanho que lhe apetecer, mas não deixe de provar esta guloseima, vale a pena!
* Xícara: 190ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
A) Bater na batedeira até obter um creme esbranquiçado:
2 xícaras de chá de açúcar refinado
180g de margarina
2 ovos inteiros

B) Acrescentar e bater bem:
1 pote de creme de amendoim Peter Pan, *crunch (510g)
1 colher de café de sal
1 colher de café de bicarbonato peneirado
1 colher de café de essência de baunilha

C) Acender o forno a 235º.

D) Desligar a batedeira e acrescentar, mexendo com uma colher de pau:
4 xícaras de chá de farinha de trigo; colocando ½ xícara de cada vez.

Fazer bolinhas de massa com as mãos, de 1,5-2cm de diâmetro, achatar em forma ovalada, pôr em assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo, e amassar as bolinhas com um garfo de sobremesa, deixando bem finos os biscoitos para que fiquem crocantes (veja foto 2). Levar para assar durante 20 minutos. Os biscoitos devem ficar com as bordas ligeiramente coradas. Gire a parte de trás da assadeira para frente aos 15 minutos. Ponha a assadeira para esfriar em cima de uma grade, para os biscoitos ficarem crocantes (pode usar a grade de cima do fogão).

Dica: Se fizer os biscoitos maiores, com as bolinhas de 2,5-3cm, leva 25 minutos para assar.
*O crunch é aquele que tem pedaços de amendoim misturados ao creme.
Nota: Antes de fazer a receita leia o tópico Medidas Utilizadas para que ela saia certinha.

0 comentários:

Postar um comentário

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo